Início do cabeçalho do portal da UFERSA

PROEC

 

 

O papel da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PROEC na UFERSA é de planejar, coordenar, supervisionar, avaliar, fomentar e apoiar as atividades relacionadas à extensão universitária e a cultura, de forma indissociável ao ensino e a pesquisa na Instituição, em articulação com os mais diversos setores da sociedade.

A UFERSA adota o conceito de extensão estabelecido pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras – FORPROEX:

“A Extensão Universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade.”

De um lado a comunidade acadêmica encontra na sociedade um espaço prático para aplicação do conhecimento acadêmico, que por sua vez, é enriquecido por essa própria prática. A Extensão, portanto, além de ser um instrumento deste processo dialético de teoria/prática, é um trabalho interdisciplinar que favorece a visão integrada do social. (FORPROEXT, 1987)

As ações de extensão são realizadas na UFERSA por meio de programas, projetos, cursos, eventos, produtos e prestação de serviços. Na área cultural, essas ações devem valorizar e difundir as diversas manifestações existentes na sociedade, além de fomentar novas demandas e espaços de cultura e inovação.

 

26 de setembro de 2014. Visualizações: 3965. Última modificação: 10/11/2020 10:30:41