Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PROEC

Quem somos?

Fundada em meados de 2016, no primeiro workshop de engenharia mecânica, a Mechanics Consultoria e Serviços é a empresa júnior do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal Rural do Semiárido. A iniciativa para a realização do projeto surgiu devido a atitude de estudantes que buscavam aproximar a universidade do mercado de trabalho através da realização de projetos de qualidade a um preço acessível, principalmente para médias e pequenas empresas da região. Somos uma empresa que atua com apoio do corpo docente, na realização de consultoria e serviços de engenharia mecânica. Atualmente, contamos com uma equipe capacitada e preparada para enfrentar todos os desafios para a entrega do melhor resultado. Os estudantes do curso de Engenharia Mecânica terão a chance de se familiarizar com a organização interna de uma empresa. Isso permitirá uma formação mais completa, capacitando os alunos a adquirir experiência profissional e se tornarem mais flexíveis e adaptáveis ao ingressar em empresas já estabelecidas no mercado.

Missão:

Contribuir para o crescimento de Mossoró e região, garantindo o desenvolvimento de
soluções técnicas e novos projetos para empresas, com o objetivo de integrar a formação
acadêmica de seus membros com o mercado de trabalho. 

Visão:

Ser referência em consultoria e serviços de engenharia mecânica e tornar-se uma
empresa sólida, comprometida com a qualidade dos serviços prestados e com
desenvolvimento de sua equipe. 

Valores:

Competência

Na nossa empresa, a competência é um valor fundamental. Buscamos constantemente o
aprimoramento das nossas habilidades e conhecimentos técnicos na área de engenharia
mecânica. Nossos colaboradores são altamente capacitados e atualizados com as últimas
tendências e tecnologias do setor.

Transparência

A transparência é a base de nossas relações com clientes, parceiros e colaboradores.
Valorizamos a honestidade e a clareza em todas as nossas interações, seja ao lidar com
informações internas ou ao comunicar resultados e progresso dos projetos aos nossos
clientes. Acreditamos que a transparência promove a confiança mútua e fortalece os laços
com todos os envolvidos em nossas atividades.

Agilidade 

A agilidade é um valor importante que nos permite atender às demandas dinâmicas do mercado de engenharia mecânica. Nossos processos são otimizados para garantir respostas rápidas e eficientes aos nossos clientes.

Confiança 

A confiança é o alicerce dos nossos relacionamentos, tanto internamente com nossos colaboradores, quanto externamente com nossos clientes e parceiros. Buscamos construir e manter a confiança por meio da entrega de resultados consistentes, da transparência em nossas ações e do cumprimento de nossos compromissos. 

Serviços

NR12 

A NR 12 é uma norma que define critérios de inspeção, manutenção e adequações em máquinas e equipamentos para garantir que estejam em conformidade com os requisitos de segurança dados também pela norma. A Mechanics Consultoria e Serviços realiza estas inspeções visando garantir a prevenção de acidentes e segurança dos
trabalhadores.

NR13 

Serviços baseados na NR 13 são inspeções, manutenções e reparos em caldeiras e vasos de pressão para garantir a segurança dos trabalhadores e das instalações. Esses serviços são essenciais para prevenir acidentes e devem ser realizados por profissionais qualificados em engenharia mecânica e inspeção de equipamentos. 

Fluxograma de Processos

Um fluxograma de processo de produção (PFD, em inglês) é um tipo de fluxograma que ilustra as relações entre componentes principais em uma fábrica industrial. Este, é criado e usado nas empresas para documentar, melhorar ou modelar novos processos industriais.

Analise computacional 

Análise computacional trata-se de um método de simulação que utiliza softwares especializados para determinar respostas de peças e equipamentos para esforços ao qual este pode estar submetido. Este método é extremamente importante, pois permite a visualização e correção de componentes sujeitos a falhas.

Plano de climatização 

O PMOC consiste em um conjunto de documentos contendo todos os dados da edificação, seus ambientes e equipamentos, além dos procedimentos e rotinas de manutenção que devem ser realizados para cada um. O PMOC deve ser aplicado a todos os ambientes climatizados de uso público ou comum, sejam eles obras finalizadas ou em andamento.

 

Laudo de estruturas metálicas 

A Mechanics é responsável pela realização de diversos serviços voltados em estruturas metálicas. Desde de vistoria cautelar, junto de laudo técnico até projeto completo de estrutura metálica, seja ele do zero ou de uma estrutura já construída (As Built)

Desenho de maquinas e instalações 

Desenhos de máquinas e instalações são realizados por engenheiros mecânicos para criar projetos técnicos detalhados em 2D e 3D de máquinas, equipamentos e instalações. Esses serviços são essenciais para garantir a qualidade e eficiência dos projetos, permitindo que os engenheiros visualizem o projeto antes da construção e realizem ajustes para melhorar o desempenho e a segurança 

Plano de rigging 

O plano de Rigging é um projeto que define as especificações para realização das operações de içamento, através de desenhos técnicos, memórias de cálculo e memorial descritivo do planejamento. Este tem grande importância, pois garante segurança no serviço de içamento de cargas, além de otimizar os recursos a disposição.

Projeto pneumático, hidráulico e mecânico 

A criação de projetos pneumáticos, hidráulicos e mecânicos são essenciais para garantir
a eficiência, segurança e confiabilidade desses sistemas de máquinas e equipamentos.
Além disso, esses projetos são utilizados para comunicação com os clientes, fornecedores e fabricantes, facilitando a compreensão das especificações técnicas do projeto.

 

 

 

Equipe

 Presidência: 

Fábio Francisco de Almeida Junior 

Diretoria de administrativo e financeiro: 

Ricardo Morais da Silva

Elson da Fonsêca Silva

Alexsandro Sousa de Oliveira 

Diretoria de marketing e comunicação: 

Anderson Ramon Santos Vitorino de Oliveira 

André Ferreira Santos 

Gabriel Moura Araújo 

Iuri Martins da Silva 

Lairton da Silva Pereira 

Mayra Kelly Menezes de Souza

 

Diretoria de projetos: 

Abraão Marques da Silva

Bruno Henrique Fernandes da Costa

Gilberto da Silva Lúcio

Manoel Alcino de Lima Neto 

Ramonn Ranielle Medeiros de Lima 

Wendell Lima de Morais 

Luiz Claudio Paulino Cavalcante Júnior

Leonardo Machado Cintra

Diretoria de gestão de pessoas: 

Héder Rebouças Sales

Macleane Ferreira Leite 

Coordenador: 

Romulo Pierre Batista dos Reis

Contatos

E-mail: mechanics@ufersa.edu.br
Telefone: (84) 9 9946-4435

Mídias Sociais

2 de agosto de 2023. Visualizações: 355. Última modificação: 02/08/2023 16:24:50