I Congresso Brasileiro de Produtos Florestais não Madeireiros é realizado na UFERSA/Mossoró

Eventos 5 de setembro de 2023. Visualizações: 216. Última modificação: 05/09/2023 09:19:56

I Congresso Brasileiro de Produtos Florestais não Madeireiros recebeu estudantes e comunidade na UFERSA/Mossoró

Entre os dias 30 de agosto e 01 de setembro de 2023, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido recebeu o I Congresso Brasileiro de Produtos Florestais não Madeireiros, realizado com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFERSA. O evento discutiu sobre os principais produtos florestais não madeireiros (PFNM) (classificação e utilização) de diversas regiões, com o intuito de disseminar sua importância econômica, ambiental e social, ou seja, seu papel na sustentabilidade das florestas brasileiras.

O foco central do evento foi discutir a sustentabilidade da exploração e uso de PFNM como a castanha de caju, o açaí, o pó e cera de carnaúba, a fibra da piaçava entre outros. O congresso reuniu docentes e discentes que atuam, ou que possuem interesse, na área, além de empresas, sociedade civil que utiliza os PFNM para subsistência e/ou comercialização, produtores/coletores de PFNM como matéria prima ou agregação de valor.

O cronograma do evento incluiu dois primeiros dias destinados a palestras, discussões, mesas redondas e apresentação de trabalhos científicos e o último dia para visita técnica em área de extração de folhas de Carnaúba para produção de cera.