
A educação do campo no Rio Grande do Norte ganhou um importante registro com o lançamento do livro “Escola da Terra: A Educação do Campo no Semiárido Potiguar”. A obra reúne reflexões e relatos sobre a edição 2024 do Programa Escola da Terra, iniciativa do Governo Federal voltada à formação de educadores que atuam em comunidades rurais.
Cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), o programa oferece formação em nível de aperfeiçoamento a 120 professoras e professores de escolas do campo no Estado. A publicação apresenta os desafios e as potencialidades desse processo formativo em uma região marcada pelas adversidades do semiárido, valorizando saberes locais e a pedagogia da alternância.
“A Proec contribuiu significativamente para o desenvolvimento do projeto, nos dando o suporte institucional e de materiais necessário para que as atividades extensionistas fossem realizadas com excelência”, declarou o professor Ozaias Batista, coordenador adjunto desta edição do Programa Escola da Terra.
Com autoria coletiva de Fádyla Rocha, Melquisedeque de Oliveira e Ozaias Batista, o livro enfatiza a importância de uma educação inclusiva, antirracista e enraizada na realidade das comunidades, propondo um ensino que seja também ferramenta de resistência e emancipação social. As experiências narradas demonstram a conexão entre teoria e prática, além de reforçar a necessidade de protagonismo das populações do campo na construção de suas trajetórias de conhecimento.
A obra está disponível gratuitamente para download no site da Phillos Academy: https://phillosacademy.com/escola-da-terra.