Edital Lançado – Curso Gratuito de Formação de Piloto de Avião

Extensão 25 de abril de 2024. Visualizações: 556. Última modificação: 25/04/2024 11:22:45

Recentemente, a UFERSA lançou o programa “Pilotos do Semiárido”, em uma parceria inovadora com a Agência Nacional de Aviação (ANAC), com o objetivo de formar pilotos comerciais de avião de maneira abrangente. Esse programa de extensão tem um impacto social considerável e destaca a UFERSA como a primeira universidade pública do Brasil a oferecer um curso completo de formação de pilotos de avião.

O programa, oferecido na modalidade presencial, teve seu edital publicado. As inscrições ocorrerão de 30 de abril a 31 de maio, através do Portal da Fundação Guimarães Duque, da Ufersa.

O curso é totalmente gratuito, cobrindo inclusive a taxa de inscrição, e será dividido em duas etapas de seleção. Na primeira fase, serão escolhidos 200 candidatos, com uma distribuição igualitária de 50% entre homens e mulheres. Na segunda etapa, 20 candidatos serão selecionados, sendo 10 homens e 10 mulheres, dentre os 200 escolhidos anteriormente. Os 80 candidatos restantes serão mantidos em um cadastro de reserva válido por três meses a partir do início do curso, que será conduzido de forma totalmente presencial na Ufersa.

O objetivo do Programa de Diversidade, Inclusão e Formação da ANAC, intitulado Asas para Todos, em parceria com a Ufersa, é fortalecer o ensino aeronáutico e promover o acesso democrático à formação de pilotos civis no Brasil. “Das 20 vagas disponíveis, 50% são reservadas para mulheres”, destaca o coordenador do curso, professor Rômulo Pierre Batista dos Reis, do Centro de Engenharias da Ufersa. Além disso, é necessário que os candidatos e candidatas sejam beneficiários do CadÚnico, tenham mais de 18 anos e possuam ensino superior completo ou em fase de conclusão. Você pode conferir o edital completo do Curso de Pilotos da ANAC/Ufersa clicando AQUI.