A prática do jiu-jitsu na UFERSA

Esporte, Estudante, Extensão 8 de abril de 2024. Visualizações: 118. Última modificação: 08/04/2024 10:36:44

Dentre as várias opções de esportes disponíveis na UFERSA, o jiu-jitsu tem se destacado notavelmente devido ao sucesso contínuo do projeto ao longo dos anos. Isso é evidenciado não apenas pelo feedback positivo dos alunos, mas também pelos sucessos em competições, resultando em conquistas de diversas medalhas.

O projeto de extensão liderado pelo professor João Marcelo visa destacar a importância de uma atividade esportiva, especificamente o jiu-jitsu, dentro da UFERSA – Mossoró. Este projeto busca não só melhorar a imagem social desta modalidade, mas também proporcionar benefícios significativos aos participantes. Além de proporcionar o contato com o jiu-jitsu, o objetivo é que os participantes desenvolvam uma compreensão ampla das possibilidades oferecidas por essa prática esportiva, tornando-se mais críticos e reflexivos em relação a ela.

Em entrevista a aluna Lívia, a mesma compartilhou a importância do projeto em sua vida e na das outras meninas, especialmente durante as competições. Elas encaram esses eventos como oportunidade para se desafiarem, encontrando no jiu-jitsu a confiança necessária para experimentar o novo sem temor.

No último campeonato, cinco meninas participaram, conquistando três medalhas de ouro e uma de prata na categoria feminina. Os dias de preparação árdua valeram a pena diante dos resultados alcançados. Lívia enfatizou também a relevância do jiu-jitsu, especialmente para as mulheres, não só como uma fonte de descanso mental durante as competições e treinamentos, mas também como uma ferramenta de segurança para lidar com situações adversas, como o assédio, infelizmente comuns no cotidiano feminino.

Por meio disso, podemos constatar a relevância desse projeto na vida dos participantes, destacando a necessidade crescente de introduzir uma variedade maior de esportes na universidade. Isso não só incentiva os alunos a se integrarem na sociedade, mas também os motiva a enxergarem essas modalidades esportivas não apenas como atividades de luta, mas como ferramentas para desenvolver um pensamento mais crítico e reflexivo.