Curso de Extensão – Noções Básicas Sobre Projetos de Pesquisa.

Ensino, Extensão, Pesquisa 6 de fevereiro de 2024. Visualizações: 200. Última modificação: 06/02/2024 09:52:12

O Departamento de Ciência e Tecnologia da UEFERSA, Campus Caraúbas, oferece neste primeiro semestre letivo de 2024 o Curso de Extensão “Noções Básicas Sobre Projetos de Pesquisa”. Este projeto de extensão abrange cursos de apoio à elaboração de projetos de pesquisa em diferentes níveis acadêmicos (graduação e pós-graduação).

1ª Edição:

Início: 29 de fevereiro de 2024.
Término: 30 de maio de 2024.
Dia e Horário: Quinta-feira, das 15h30 às 17h.

O objetivo deste projeto é promover o aprimoramento da atividade de pesquisa científica entre estudantes de diversos cursos e áreas de conhecimento. O curso destina-se a acadêmicos interessados em aprender a conceber, construir e fundamentar teórica e metodologicamente projetos de investigação científica. Em um contexto marcado pelos ataques e negação da ciência e do conhecimento científico (particularmente pelas redes sociais de divulgação de fake news) , é crucial incentivar a reflexão e criticidade.

Entre os objetivos do curso, destacamos:

• Orientar os estudantes sobre como elaborar um projeto de pesquisa.
  • Apresentar métodos científicos e técnicas de coleta de dados.
  • Diferenciar linguagem coloquial e comunicação aplicável à técnica e à pesquisa acadêmica.
  • Discutir de forma reflexiva e crítica as relações entre conhecimentos científicos e outras formas de saberes.
  • Identificar etapas do método científico e caracterizar os passos do processo de pesquisa.
  • Formular corretamente problema, hipóteses e objetivos de pesquisa.
  • Apresentar e discutir elementos básicos de um projeto de investigação científica.

O curso será realizado via Google Meet, com 18 horas de aulas síncronas e 42 horas assíncronas dedicadas a exercícios, leituras e trabalhos avaliativos. O material de apoio será composto por textos previamente selecionados e disponibilizados aos cursistas. As aulas ocorrerão às quintas-feiras, das 15h30m às 17h, utilizando a metodologia de aulas expositivas, leituras complementares e elaboração de fichamentos e trabalhos/relatórios para compreensão dos temas relacionados à pesquisa científica/acadêmica.