I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DO SEMIÁRIDO POTIGUAR

Extensão 14 de julho de 2023. Visualizações: 221. Última modificação: 17/07/2023 13:44:09

Com o objetivo de debater ideias, os variados contextos socioespaciais acerca do desenvolvimento educacional e das políticas públicas educacionais voltadas para o campo, no Semiárido Potiguar, o grupo de estudos e pesquisas Observatório das Desigualdades Socioespaciais, Dinâmicas Territoriais e Usos do Território no Semiárido Brasileiro, através do Projeto de Pesquisa de financiamento interno na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) intitulado: REALIDADE DAS ESCOLAS DO CAMPO NO SEMIÁRIDO POTIGUAR: diagnóstico e construção geopedagógica, juntamente com o Curso Interdisciplinar em Educação do Campo da UFERSA, propõem a realização do I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DO SEMIÁRIDO POTIGUAR, cujo tema envolve Desafios e Horizontes Possíveis de Implementação da Educação do Campo no Estado do Rio Grande do Norte.

O evento será realizado de forma online no período: entre 21
e 30 de agosto de 2023
, no turno noturno, entre as 19h:00min. às 21h:00min,
através do canal do grupo de pesquisa no YouTube:

Para quem desejar receber o certificado de participação no evento, basta se inscrever gratuitamente no seminário, clique aqui: https://sigaa.ufersa.edu.br/sigaa/public/home.jsf

O certificado de participação no I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DO SEMIÁRIDO POTIGUAR será enviado pelo e-mail informado no ato da
inscrição. As atas de frequência deverão ser assinadas em todas as palestras/atividades.

A programação do evento está disponível abaixo:

Data: 21/08/2023, às 19h

CONFERÊNCIA DE ABERTURA: POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: AVANÇOS, IMPASSES E HORIZONTES POSSÍVEIS.

Conferencista: Profa. Dra. Maria do Socorro Silva – Diretora de Políticas de Educação do Campo e Educação Escolar Indígena do Ministério da Educação.

Mediador: Prof. Dr. José Erimar dos Santos – DCH/UFERSA

Data: 22/08/2023, às 19h

MESA 1A: DESAFIOS E HORIZONTES POSSÍVEIS DE IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE: a função do Estado

Palestrante: Socorro OliveiraNúcleo de Educação do Campo e Diversidade – NECAD da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Estado do Rio Grande do Norte – SEEC/RN.

Mediador: Prof. Dr. Luiz Gomes da Silva Filho – DCH/UFERSA

Data: 23/08/2023, às 19h

MESA 1B: DESAFIOS E HORIZONTES POSSÍVEIS DE IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE: a função da UNDIME/RN

Palestrante: Joária de Araújo VieiraPresidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME/RN – Dirigente Municipal de Educação de Rio do Fogo/RN.

Mediadora: Bárbara Thaís de Araújo Fernandes – Discente da Ledoc/UFERSA

Data: 24/08/2023, às 19h

MESA 1C: DESAFIOS E HORIZONTES POSSÍVEIS DE IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE: a função da UNCME/RN

Palestrante: Profa. Ms. Sirleyde Dias AlmeidaCoordenadora Estadual da União dos Conselhos Municipais de Educação – UNCME/RN.

Mediadora: Profa. Dra. Késia Kelly Vieira de Castro – DCME/UFERSA

Data: 25/08/2023, às 19h

MESA 2: DEMANDAS ATUAIS DAS POPULAÇÕES RURAIS E DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO POR POLÍTICAS EDUCACIONAIS DO CAMPO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Palestrante: Aglailton Barbosa FernandesDireção Estadual da Região Oeste do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra do Rio Grande do Norte.

Mediadora: Hosana Pereira Bertino Moura – Discente da Ledoc/UFERSA

Data: 28/08/2023, às 19h

MESA 3: A QUESTÃO AGRÁRIA DO SEMIÁRIDO POTIGUAR E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO DO CAMPO: LIMITAÇÕES E POSSIBILIDADES

Palestrante: Prof. Dr. Leandro Vieira CavalcanteProfessor do Departamento de Geografia do CERES | Centro de Ensino Superior do Seridó – UFRN.

Mediador: Prof. Dr. Melquisedeque de Oliveira Fernandes – DCH/UFERSA

Data: 29/08/2023, às 19h

MESA 4: IMPORTÂNCIA DAS ESCOLAS DO/NO CAMPO NO CONTEXTO DO SEMIÁRIDO

Palestrante: Profa. Dra. Rosana Mara Chaves RodriguesProfessora do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias – Campus XVI e Coordenadora do Centro Acadêmico de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial na Universidade do Estado da Bahia-UNEB.

Mediador: Prof. Dr. José Erimar dos Santos – DCH/UFERSA

Data: 30/08/2023, às 19h

MESA 5: EXPERIÊNCIAS DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO SEMIÁRIDO E NO LESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE: contribuições da UFERSA e do IFRN

Palestrante: Profa. Dra. Midiã Medeiros MonteiroCoordenadora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFERSA.

Palestrante: Prof. Dr. Márcio Monteiro MaiaCoordenador do Curso Superior de Licenciatura em Educação do Campo do IFRN.

Mediadora: Profa. Ms. Ana Gabriela de Souza Seal – DCH/UFERSA