Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PROEC

Curso de extensão capacita alunos surdos para o ENEM

Ensino, Estudante, Extensão, Inclusão 28 de outubro de 2021. Visualizações: 664. Última modificação: 28/10/2021 17:36:26

Iniciado em agosto deste ano, o curso “Pré ENEM para surdos: aulas acessíveis em Libras”, é uma proposta do Departamento de Linguagens e Ciências Humanas de Caraúbas, que objetiva minimizar as dificuldades de acesso à educação e ao Ensino Superior. 

A ação propõe aula em Libras de conteúdos cobrados nas avaliações do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). As aulas são voltadas para alunos surdos que estão ou concluíram o Ensino Médio que desejam ingressar no Ensino Superior, com aulas semanais de diversas disciplinas. 

A coordenadora do curso, a Profa. Isabelle Pinheiro Fagundes, explica que “a necessidade desse curso surgiu devido ao fato de nenhum aluno surdo ter ingressado no curso de Letras Libras da UFERSA. Ao conversarmos com alguns alunos surdos que frequentam a universidade participando de extensões e eventos relacionados à Libras, eles nos relataram que não se sentiam seguros academicamente para realizarem o ENEM. Dessa maneira, desejamos com o presente curso de extensão minimizar essa insegurança e oferecer suporte educacional para que possam sonhar com o Ensino Superior.”