Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PROEC

Projeto de extensão do curso de medicina oferece atendimento remoto a pacientes com doenças crônicas não transmissíveis

Extensão 27 de agosto de 2021. Visualizações: 487. Última modificação: 30/08/2021 19:40:10

O Projeto de extensão “Telecuidado: acompanhamento de usuários com doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) de risco para covid-19” é uma iniciativa do Curso de Medicina,  Departamento de Ciências da Saúde da UFERSA. O projeto trabalhará com marcação de consultas solicitadas pelos profissionais das Unidades Básicas de Saúde de Mossoró, via formulário on-line, a partir de setembro de 2021. 

O objetivo é propiciar o matriciamento das equipes de saúde dos territórios e teleatendimento específico para pacientes de doenças crônicas não transmissíveis, que são do grupo de risco da COVID-19, no contexto do distanciamento social que estamos vivenciando.

A coordenadora do projeto, a Profa. Andréa Taborda, comenta que “por ser um público de risco aumentado para COVID-19, os pacientes com doenças crônicas não transmissíveis(DCNT), muitas vezes têm perdido o acesso aos cuidados nos serviços de saúde por medo de contaminação ou pela própria organização da rede de saúde no contexto da pandemia. 

Nesses casos, ou em caso de complicações e dificuldades de marcação ou deslocamento desses pacientes para centros de referência, estaremos disponibilizando um serviço de apoio para interconsultas on-line com nossa equipe, como apoio a essa equipe de saúde.”

As marcações poderão ser feitas pelo link que será disponibilizado em breve no perfil do instagram do projeto, onde a equipe também estará dando dicas e informações sobre as diversas DCNT.