Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PROEC

Conheça as atividades do projeto “Ufersa e Orquestra Filarmônica Pauferrense”

Extensão 26 de agosto de 2021. Visualizações: 409. Última modificação: 26/08/2021 13:08:35

Resultado da parceria entre a Ufersa – Campus Pau dos Ferros e a Sociedade Filarmônica Pauferrense, o projeto de cultura “Ufersa e Orquestra Filarmônica Pauferrense” conta com a colaboração de discentes tanto da comunidade interna quanto externa à Universidade.

As atividades, que estão sendo desenvolvidas no formato online, são mediadas pelos próprios discentes que realizam encontros síncronos em aulas teóricas e práticas de flauta doce. Até o momento, cerca de  14 discentes estão envolvidos no desenvolvimento do projeto. 

Para Lidiane Pontes, discente integrante da ação, o projeto contribui no aprendizado da música:

“Me ajuda a aprender sobre essa arte tão complexa e fascinante: a música.”
Lidiane Pontes
Discente do Projeto

Já para Cecília Amorim, também integrante do projeto, essa atividade tem grande importância no cotidiano:

"É uma atividade que me alegra e me distancia do cansaço da rotina diária, além de me possibilitar uma socialização com as pessoas participantes da atividade."
Cecília Amorim
Aluna do Projeto

Os integrantes, como Lidiane e Cecília, estão sendo contemplados com flautas que já estão chegando a eles. A ação de cunho cultural e extensionista tem financiamento interno da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) na categoria de projetos de cultura.

O Projeto de Cultura “Ufersa e Orquestra Filarmônica Pauferrense: Música, Cultura e Conhecimento” objetiva ofertar cursos de música, envolvendo literatura musical, conhecimentos básicos de teoria, escrita, percepção musical e prática instrumental.

Envolve ainda:

  • Apreciação musical: gêneros e estilos musicais, história da música baseada em referências de vídeo e interação com outros músicos. 
  • Prática de flautas doce e percussão corporal: aprendizagem básica de técnica instrumental. 

Além disso, o projeto também visa fortalecer parcerias com entidades do município de Pau dos Ferros ao mesmo passo em que promove ações de cunho artístico-cultural. 

Confira a página desta ação no SIGAA!

Siga o projeto no Instagram, acesse @ufersafilarmônica.