Projeto de extensão destaca estratégias para prevenção do câncer em animais

Eventos, Extensão 8 de maio de 2021. Visualizações: 543. Última modificação: 12/05/2021 17:09:20

Projeto de extensão destaca estratégias para prevenção do câncer em animais

Projeto de extensão com destaque para a área de oncologia veterinária iniciado em 2019, entra na sua segunda edição, com o tema ONCUIDADOS – Diagnóstico, tratamento e prevenção do câncer em animais vem destacar estratégias para prevenção do câncer.

A proposta de base é oferecer atendimento aos animais portadores de neoplasias encaminhados ao Hospital Veterinário da UFERSA. Aliado a isso serão distribuídas cartilhas educativas (imagem à esquerda – Folder informativo sobre o câncer em animais) sobre temática de tratamento e prevenção do câncer no momento do atendimento aos animais, bem como serão promovidas palestras sobre o tema, ministradas à comunidade externa e escolas públicas.

A casuística resultante da ação poderá ser utilizada para o desenvolvimento de pesquisas, discussão e apresentação dos casos, bem como incentivar a busca por atualizações entre estudantes e profissionais. Assim, o projeto propõe promover o aprendizado prático-profissionalizante estabelecendo uma relação teórico/clínico, socialização e interação proprietário/profissional/animal.

Cão com neoplasia perianal antes e no pós-cirúrgico imediato

O coordenador do projeto, Prof. Dr. Genilson Fernandes de Queiroz, explica que na atual conjuntura pandêmica e seguindo as normas de biossegurança não está admitindo novos ingressantes. O projeto tem sido mantido em atendimento limitado graças ao apoio de estudantes de pós-graduação e de iniciação científica. Com o retorno das atividades à condição normal será realizada seleção para novos ingressantes. Interessados podem contatá-lo pelo email genlilson@ufersa.edu.br. Informações e divulgação sobre o projeto podem ser obtidas também no Instagram onco.vet.ufersa.

Animais com câncer também precisam de ONCUIDADOS!