Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PROEC

Ovinos da raça Morada Nova e Caprinos da raça Canindé são tema de encontro científico na Ufersa

Eventos, Extensão 8 de maio de 2021. Visualizações: 984. Última modificação: 08/05/2021 16:57:31

Ovinos da raça Morada Nova e Caprinos da raça Canindé são tema de encontro científico na Ufersa

A UFERSA promove o “I Encontro Científico Online sobre as Raças Nativas: Ovinos da Raça Morada Nova e Caprinos da Raça Canindé”, por meio da iniciativa do Grupo de Estudos em Fisiologia Adaptativa de Ruminantes Nativos (NATIVA) e do Laboratório de Fisiologia Adaptativa e Conservação de Recursos Genéticos Animais (LATIVA). 

O objetivo será realizar um intercâmbio de conhecimentos entre docentes, discentes, pesquisadores e interessados em compartilhar experiências científicas sobre as raças nativas, especificamente os ovinos da raça Morada Nova e os caprinos da raça Canindé, fomentando momentos de discussão acerca das temáticas dos artigos já publicados utilizando ambas as raças. 

O encontro será realizado no formato online e está dividido em dois dias temáticos, um destinado a raça de ovinos Morada Nova, que ocorrerá no dia 14 de Maio (Link para acesso: meet.google.com/cec-ssmx-zyr) e outro para a raça de caprinos Canindé no dia 21 de Maio (Link para acesso: meet.google.com/biu-twhj-qgs). Serão realizadas apresentações curtas de artigos publicados em revistas científicas, seguidas de momentos de discussão entre os participantes. No final de todas as apresentações e discussões de cada dia, será organizada uma discussão geral sobre as perspectivas dos estudos com essas raças. Confira aqui a programação completa do evento.

Espera-se alcançar uma maior divulgação das pesquisas científicas voltadas as raças de ovinos Morada Nova e de caprinos Canindé, além de proporcionar um intercâmbio de conhecimentos entre docentes, discentes e pesquisadores dentro e fora da UFERSA, permitindo a construção de parcerias entre os participantes do evento e valorização destas raças, consideradas patrimônios genéticos locais da região Nordeste brasileira. A realização desse evento permitirá o planejamento de outros encontros online, que poderão ser realizados dando ênfase a outras espécies/raças nativas do Nordeste ou mesmo de outras regiões do Brasil.

Para contatos sobre esta ação e a atuação do Grupo NATIVA acompanhe o seu perfil no Instagram.