Ufersa leva curso de atualização em Redação Oficial à comunidade

Extensão 7 de abril de 2021. Visualizações: 678. Última modificação: 07/04/2021 13:19:04

A Ufersa, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia do Câmpus Caraúbas, promove, a partir deste mês de abril, curso de Redação Oficial baseado no Manual de Redação da Presidência da República. O curso será ministrado pelo Google Meet, totalmente gratuito, com previsão inicial de 250 vagas, as quais tiveram de ser acrescidas com mais 25 vagas.

De acordo com o Coordenador e ministrante da ação, o professor Dr. Luiz Eduardo da Silva Andrade, “Redação Oficial é o instrumento pelo qual o Poder Público redige seus atos normativos e comunicações, por isso é um conhecimento imprescindível a quem lida de dentro e de fora da esfera administrativa pública. Para além dessa utilidade, há princípios de escrita de textos em linguagem formal que podem ser aproveitados por quem necessita aprimorar a redação”.

A programação do curso compreende seis encontros, sempre às terças-feiras, às 19h, que irão acontecer entre os meses de abril e maio, contando também com alguns estudos dirigidos para revisão dos conteúdos. O curso é aberto para toda comunidade acadêmica da Ufersa (discentes, docentes e técnicos), bem como para o público externo que envolve servidores públicos de órgãos estaduais e municipais; trabalhadores de cartórios, escritórios de advocacia, contabilidade, administração, recursos humanos etc.

A edição de 2020 teve participantes de todas as regiões do país, incluindo vários estados do Nordeste – Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Pernambuco e Sergipe – como também inscritos dos seguintes estados: Amazonas, Acre, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. Incluindo maciça participação de servidores da UFERSA, bem como participantes de entidades públicas, ONGs e entidades privadas como PGE/RJ, Ibama, Emater/RN escolas estaduais, municipais, prefeituras, Correios, hospitais, universidades e institutos federais e estaduais, escritórios de advocacia, OAB, universidades e escolas privadas.

A edição de 2021 teve suas vagas esgotadas em poucos dias, de modo que foi necessário disponibilizar mais 25 vagas para comportar o público interessado, além das 250 programadas. Segundo o professor Luiz Eduardo da Silva Andrade, a ação atenderá novamente participantes de todas as 5 regiões do país.

Durante os encontros serão abordados os temas: Atributos da redação oficial: clareza e precisão, objetividade, concisão, coerência, impessoalidade, formalidade e padronização; Aspectos formais: emprego de pronomes de tratamento, vocativo, endereçamento, fecho e identificação do signatário; Padrão ofício: diagramação (formatação textual), memorando (comunicação interna), ofício, e-mail, sobretudo a finalidade, o valor documental, e recomendações; Elementos de ortografia e gramática: imprecisões vocabulares mais comuns na escrita oficial, problemas de sintaxe e pontuação.

A coordenação da ação espera que os participantes aprimorem seus conhecimentos sobre os conteúdos apresentados e apliquem nos seus respectivos ambientes de trabalho, contribuindo assim para a melhoria dos serviços prestados à população.