Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PROEC

Projeto DH na Prática alcança sua 13ª edição

Extensão 26 de março de 2021. Visualizações: 112. Última modificação: 07/04/2021 13:33:31

O Projeto de Extensão Direito Humanos na Prática, iniciado em 2014, alcança sua 13ª edição no semestre letivo 2020.2. Dentre as atividades realizadas, em pouco mais de um mês do início da edição, estão a formação para novos membros e o planejamento de círculos restaurativos com as instituições ligadas aos eixos de atuação do Projeto.

A primeira grande atividade da edição foi a promoção de uma Formação para Novos Membros, nos dias 03 e 04 de março de 2021. Ao todo, foram recebidas 67 inscrições, no entanto – devido à metodologia escolhida – foi necessária uma pré-seleção, que limitou o número de participantes a 38 pessoas.

Após os dois dias de formação, foram escolhidos os 24 novos membros do Projeto, sendo 17 graduandos e 7 graduados (para composição da equipe técnica). Vale ressaltar que foram selecionados estudantes de diversas áreas (Serviço Social, Pedagogia, Psicologia, Direito, entre outras), de forma que foi reforçada a interdisciplinaridade do Projeto. Além de estudantes da UFERSA, o projeto reúne membros oriundos de outras instituições de ensino superior (UERN, UnP e Faculdade Católica do RN).

O coordenador do Projeto, Prof. Ramon Rebouças, explica que com o ingresso de novos membros, deu-se continuidade, com a participação ativa deles, ao planejamento de círculos de diálogo com servidores das instituições em que já há ou pretende-se haver atuação do DH na Prática, bem como à discussão de demais atividades que podem ser desenvolvidas durante a edição, como minicursos, lives e outros eventos online. Ele destaca que os primeiros círculos de diálogo pensados, têm o objetivo de facilitar a compreensão da realidade das unidades, para que sejam possibilitadas ações/parcerias futuras mais assertivas.

O Eixo 1 do Projeto tem como foco de atuação instituições da educação básica (escolas de nível fundamental e médio). O Eixo 2 é ligado ao Sistema Socioeducativo, enquanto o Eixo 3 é dedicado ao Sistema Protetivo (Garantia de Direito de Crianças e Adolescentes).

Com o objetivo geral de disseminar as práticas restaurativas e a comunicação não-violenta (CNJ), este Projeto de Extensão emprega princípios e valores da Justiça Restaurativa no intuito de fortalecer as instituições e os vínculos intersubjetivos das pessoas que atuam nos ambientes alcançados pelas ações extensionistas.

Conheça e acompanhe as ações do Projeto no Instagram.