Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PROEC

Workshop Internacional marca celebração pelo dia internacional da água na Ufersa

Eventos, Extensão, Meio Ambiente, Seleção 9 de março de 2021. Visualizações: 592. Última modificação: 06/04/2021 09:51:45

 

O grupo de pesquisa Sistema de Gerenciamento e Efetividade da Conservação da Água (SIGECA/UFERSA) realizou nos dias 22 e 23 de março de 2021, o Workshop Internacional Uso Racional da Água. Foi um momento para celebrar o Dia Mundial da Água declarado em Assembleia Geral no ano de 1993.

O evento foi uma grande troca de experiências com oficinas, rodas de conversas, conferências e a participação e colaboração de instituições de ensino e pesquisa internacionais e nacionais. O tema central discutido no evento foi a Segurança Hídrica para o Desenvolvimento Sustentável. O workshop contou com a participação das instituições UCC/Argentina, UC/Espanha, IPEEC/CONICET/Argentina, US Salinity Laboratory/Estados Unidos, USP, UNICAMP, UFBA, UFCG, IFPB, UERN e CAERN. Mais de 800 pessoas se inscreveram e acompanharam a transmissão pelo canal do YouTube “ODS Agenda 2030”, que somou, entre os dias 22 a 25 de março de 2021, mais de 12 mil visualizações, tendo um retorno positivo dos palestrantes e ouvintes.

Por ser um evento deliberativo, o grupo de pesquisa SIGECA irá elaborar um documento com várias ações de pesquisa e extensão que podem ser desenvolvidas pela equipe com a finalidade de reduzir o consumo hídrico na Ufersa e ainda ações de uso racional da água que envolva à sociedade, incluindo projetos de pesquisas e educação ambiental. Iniciativas que contemplem o 6° Objetivo do Desenvolvimento Sustentável – água limpa e saneamento da Agenda 2030 da ONU.

Inscreva-se no canal ODS Agenda 2030 e acompanhe as notícias do evento. Acompanhe também pelo Instagram .

 

Atrelado à programação do evento, foi lançado o desafio #UsoRacionalDaAgua, com várias premiações, inclusive no valor de R$ 1.000,00 para o primeiro colocado.  

A coordenadora da ação, a professora Maria Josicleide Felipe Guedes, alerta: “A segurança hídrica é importante para o desenvolvimento sustentável do planeta, devendo ser uma preocupação mundial. Não lave suas mãos para isso!”