Boas práticas socioespaciais: um guia sobre como retornar as aulas presenciais dentro do contexto da arquitetura

Extensão 21 de dezembro de 2020. Visualizações: 409. Última modificação: 21/12/2020 14:12:43

Iniciativa da Ufersa Pau dos Ferros e financiada por meio do edital 002/2020 da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, o Guia de boas práticas socioespaciais para o retorno das aulas presenciais foi construído por um grupo de oito pessoas, entre professores e alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Segundo o coordenador do projeto, o professor Daniel Andrade, o Guia surgiu para promover uma educação arquitetônica-urbanística que leve à adoção de práticas mais saudáveis no uso dos espaços edificados das cidades. O manual de 36 páginas aborda questões sobre como utilizar os espaços das instituições de ensino de forma mais segura e saudável.

O Guia, em forma de cartilha, traz uma contextualização sobre o histórico das epidemias e as suas influências na reconfiguração dos espaços construídos nas edificações e nas cidades. No material, também são apresentadas recomendações ilustradas ao contexto do espaço edificado e como os cidadãos podem aumentar os níveis de segurança ao contágio em um possível retorno das atividades presenciais nas instituições de ensino.

O Gui ainda traz uma proposta de discussão e reflexão sobre os espaços de permanência e convívio social de forma a torná-los mais saudáveis e humanos. Ainda segundo o coordenador do projeto, apesar da iniciativa fazer parte da Ufersa, ela não representa o posicionamento oficial da instituição, e sim o resultado de uma pesquisa e produto de projeto de extensão vinculados a este curso e universidade.

A equipe responsável pela elaboração deste Guia contou com os professores Daniel Andrade, Gabriel Medeiros, Rafaela Balbi e Tamms Morais, todos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFERSA, Campus Pau dos Ferros/RN. Também contou com a participação dos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo e bolsistas do projeto, Ellen Costa, Marcelo Leite, Ranna Dantas e Vitória Mangueira.