Coronavídeos: informações e serviços sobre a pandemia que mudou a história do mundo em 2020

Estudante, Extensão 17 de dezembro de 2020. Visualizações: 543. Última modificação: 23/12/2020 19:12:08

Estudante de Medicina da Ufersa, Rafaella Dutra, apresentando o vídeo do Coronavídeos / Imagem reprodução

O ano de 2020 encerra com o planeta ainda enfrentando as dores de uma doença viral que provocou profundas mudanças nas relações sociais dos países. Os cuidados sanitários para tentar frear o avanço do vírus foi e ainda é o grande apelo mundial. A boa notícia é que a vacinação chegou e alguns países já iniciaram o seu processo de imunização.

Dentro desse contexto de combate a pandemia, a Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Ufersa apoiou algumas ações ao longo de 2020. O produto “Coronavídeos – Ufersa Informações no combate à Covid-19” é um exemplo. A iniciativa foi contemplada com o Edital 002-2020 – Proec de apoio a ações de extensão e cultura na modalidade Produto com quatro bolsas.

Coordenada pelos professores Caio Augusto Aires e Josivânia Soares, a ação foi executada de agosto a novembro com a produção e postagem de dez vídeos informativos. Os materiais foram disponibilizados no YouTube e nas redes sociais, no formato de vídeoaulas, que traziam conteúdos sobre transmissão, patologia, sintomas, epidemiologia, prevenção, diagnóstico e outros assuntos relacionados à doença em linguagem acessível a diversos públicos.

“Foi uma boa experiência, os alunos preparavam o material e eu e a professora Josivânia revisávamos. Tivemos dois alunos que faziam a edição de forma profissional”, comentou o professor Caio.

O canal Coronavídeos no YouTube conta no momento com 72 inscritos e dez vídeos postados. Acesse o Canal.