Proec participa da programação do Fórum para o Desenvolvimento do Semiárido

Eventos, Extensão 10 de dezembro de 2020. Visualizações: 359. Última modificação: 10/12/2020 10:12:29

Imagem de apresentação do estande da Ufersa no Fórum. O foco foi deixar um espaço mais humano e acolhedor com todos os traços do brasileiro / Imagem Antônio Ítalo

A Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Ufersa, a Proec da Ufersa, teve uma grande participação no último Fórum para o Desenvolvimento do Semiárido, realizado na última semana, em Mossoró. A Pró-reitoria foi uma das responsáveis, junto a Reitoria da Ufersa, de organizar e executar a logística de oficinas e palestras do Fórum que aconteceu na Universidade. Também coube a Proec a organização da montagem do estande da Ufersa, na Estação das Artes Elizeu Ventania.

Entre os encaminhamentos do Fórum, foram feitas 67 proposições elencadas para integrar o novo Plano de Desenvolvimento do Semiárido que será retomado depois de mais de 20 anos. A iniciativa é da Frente Parlamentar Mista em Prol do Semiárido, com o apoio da Ufersa, Codevasf, Instituto Sagres, entre outros parceiros públicos e privados. Cada eixo temático apresentou 5 sugestões, exceto, o eixo Comunicação e TI, que apresentou 7 para uma maior agilidade por parte do governo com o objetivo de fomentar o desenvolvimento da região.

O pró-reitor de extensão e cultura da Ufersa, o professor Paulo Gustavo Silva, comemorou os resultados do fórum junto a pasta da Proec. A reitora, a professora Ludimilla Oliveira, também fez um balanço positivo das ações. “Estamos virando a página da história ao assumir o papel de protagonista de uma universidade que sabe fazer e acontecer no semiárido” discursou.

Ainda segundo a reitora, “a complexidade do semiárido só pode ser entendida, só pode ser estudada, se das lições mais simples, soubermos também acreditar”. Ao concluir, a professora afirmou que a Ufersa estará sempre de portas abertas para todas as instituições. “Contem conosco, pois já contamos com vocês”, encerrou ratificando as parcerias em prol do desenvolvimento do semiárido. (Com informações da Assecom/Ufersa)

Visita do Ministro da Educação, Milton Ribeiro, ao estande da Ufersa no Fórum. na foto, presença de toda a gestão da Universidade e da Fundação Guimarães Duque/ Foto cedida