Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PROEC

Direitos Humanos na Prática mostra resultados por meio de Produtos Digitais

Extensão, Inovação 28 de outubro de 2020. Visualizações: 482. Última modificação: 28/10/2020 10:56:43

Devido aos cuidados necessários ao combate à pandemia da COVID-19, o Projeto de Extensão Direitos Humanos na Prática inovou suas ações. Com isso, surgiram, em agosto de 2020, o Comunicando Empatia e o Falando Direitos: uma nova forma de efetivação do propósito extensionista, atuando por vias digitais no sentido de veicular informações de temáticas como educação, saúde, desigualdade social etc, e de como essas questões foram afetadas durante a pandemia. As ações são financiadas pelo Edital nº 002/2020 da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Nesse viés, o Comunicando Empatia tem produzido ações em formato de vídeos, infográficos e cartilhas, com o levantamento de informações e atuação direta dos discentes em cada produto, ao passo que o Falando Direitos concebe e disponibiliza episódios de podcast, entrevistando profissionais das mais diversas áreas e ouvindo relatos da própria comunidade afetada pela pandemia, além da publicação quinzenal de infográficos que complementam as temáticas abordadas em cada programa. 

Toda essa produção é disponibilizada e divulgada por meio das redes sociais e plataformas de streaming, como Instagram, Youtube e Spotify. 

No Comunicando Empatia, foi lançada em Setembro (29/09) a primeira cartilha, intitulada “Vamos conversar sobre emoções? Justiça Restaurativa e Comunicação Não-Violenta no combate aos efeitos negativos da pandemia”, tendo por objetivo contribuir para a minimização dos efeitos socioemocionais negativos gerados pela pandemia da COVID-19. A cartilha foi fruto da união e desenvolvimento de temas abordados previamente nas mídias sociais da ação e pode ser encontrada no blog do Comunicando Empatia. Uma segunda cartilha está em fase de produção e será lançada em 30 de novembro.

 

Podcast Falando Direitos

Por sua vez, o Falando Direitos sequenciou seis episódios de podcast, tendo, atualmente, quatro publicados e dois em fase de produção. O primeiro episódio, intitulado “Problemas e Políticas Públicas de Saúde”, priorizou a crise sanitária, tratando mais diretamente dos impactos da pandemia na saúde pública no Brasil e na cidade de Mossoró/RN, sendo lançado em 04 de setembro. 

Professor Ramon Rebouças, coordenador do projeto, comenta que “é importante lembrar que ações de extensão resultam da união entre Universidade, Pesquisa e Sociedade, e que por isso desempenham o papel fundamental de compartilhar conhecimento e de fortalecer os vínculos comunitários.  Nos últimos meses, acentuou-se a necessidade de se tratar questões envolvendo a cidadania, os direitos sociais e as políticas públicas, dados os impactos do distanciamento social, da educação em formato remoto e de outras consequências da pandemia.” Nesse sentido, ele opina também que há “a necessidade de sensibilização e dos incentivos às ações da universidade pública, que não tem medido esforços na mobilização de uma comunidade mais solidária e do acesso à informação.” 

Para saber mais das ações e acompanhar as postagens, acesse: 

Comunicando Empatia

Instagram: @comunicando_empatia

Canal no YouTube: Comunicando Empatia

Blog: https://comunicandoempatia.blogspot.com

E-mail: comunicandoempatia2020@gmail.com

Falando Direitos

Instagram: @falandodireitos_

Spotify e Deezer: https://linktr.ee/falandodireitos_

E-mail: falandodireitos@gmail.com

DH na Prática

Instagram: @dhnapratica 

E-mail: dhnapratica@gmail.com