Início do cabeçalho do portal da UFERSA

PROEC

Projeto de Extensão da Ufersa oferece atendimento veterinário em casos de Oncologia em pequenos animais

Extensão, Saúde 27 de outubro de 2020. Visualizações: 62. Última modificação: 27/10/2020 10:28:46

Idealizado em junho de 2019, o Projeto de Extensão “Atendimento dos Casos de Oncologia em Pequenos Animais (ACOPA)”, oferece atendimento oncológico especializado aos animais encaminhados ao Hospital Veterinário Jerônimo Dix-Huit Rosado Maia (HOVET-UFERSA).

O professor Dr. Genilson Fernandes de Queiroz, coordenador do projeto, revela que “A ação de extensão permite que os conhecimentos adquiridos na Universidade transcendam fronteiras, disseminando informações através da relação profissional/comunidade.” 

O professor ainda destaca que os tutores são esclarecidos quanto às principais causas dos tumores, prevenção e tratamentos. Os animais são examinados, submetidos a exames complementares e de diagnóstico, e tratados. As opções terapêuticas variam entre a excisão cirúrgica, criocirurgia, quimioterapia ou associação de diferentes modalidades.

Além do serviço prestado à comunidade externa, o projeto se constitui como extensão da pedagogia tendo como princípio o processo de aprendizagem através do aperfeiçoamento profissional de alunos de graduação e pós-graduação em medicina veterinária, seja pelo acompanhamento dos casos, discussão de artigos científicos e participação em projetos de pesquisa. 

Figura 1 – Fotografia ilustrativa de felino com tumor mamário à esquerda submetido a excisão cirúrgica e reconstrução da ferida em “X” à direita. Acervo do autor.

A equipe coordenada pelo professor é constituída por um aluno de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal e cinco alunos de graduação. Conta ainda com apoio da equipe do Hospital Veterinário seja no suporte ao diagnóstico e/ou tratamento.

Desde a sua criação o projeto de extensão permitiu o atendimento de mais de uma centena de animais e tutores e forneceu suporte ao desenvolvimento de um trabalho de conclusão de curso em medicina veterinária e dois projetos de iniciação científica.

Para saber mais, acesse:

Instagram: Oncologia Veterinária