PROEC

Projeto de Extensão da Ufersa oferece atendimento veterinário em casos de Oncologia em pequenos animais

Extensão, Saúde 27 de outubro de 2020. Visualizações: 62. Última modificação: 27/10/2020 10:28:46

Idealizado em junho de 2019, o Projeto de Extensão “Atendimento dos Casos de Oncologia em Pequenos Animais (ACOPA)”, oferece atendimento oncológico especializado aos animais encaminhados ao Hospital Veterinário Jerônimo Dix-Huit Rosado Maia (HOVET-UFERSA).

O professor Dr. Genilson Fernandes de Queiroz, coordenador do projeto, revela que “A ação de extensão permite que os conhecimentos adquiridos na Universidade transcendam fronteiras, disseminando informações através da relação profissional/comunidade.”

O professor ainda destaca que os tutores são esclarecidos quanto às principais causas dos tumores, prevenção e tratamentos. Os animais são examinados, submetidos a exames complementares e de diagnóstico, e tratados. As opções terapêuticas variam entre a excisão cirúrgica, criocirurgia, quimioterapia ou associação de diferentes modalidades.

Além do serviço prestado à comunidade externa, o projeto se constitui como extensão da pedagogia tendo como princípio o processo de aprendizagem através do aperfeiçoamento profissional de alunos de graduação e pós-graduação em medicina veterinária, seja pelo acompanhamento dos casos, discussão de artigos científicos e participação em projetos de pesquisa.

Figura 1 – Fotografia ilustrativa de felino com tumor mamário à esquerda submetido a excisão cirúrgica e reconstrução da ferida em “X” à direita. Acervo do autor.

A equipe coordenada pelo professor é constituída por um aluno de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal e cinco alunos de graduação. Conta ainda com apoio da equipe do Hospital Veterinário seja no suporte ao diagnóstico e/ou tratamento.

Desde a sua criação o projeto de extensão permitiu o atendimento de mais de uma centena de animais e tutores e forneceu suporte ao desenvolvimento de um trabalho de conclusão de curso em medicina veterinária e dois projetos de iniciação científica.

Para saber mais, acesse:

Instagram: Oncologia Veterinária