UFERSA Campus Caraúbas oferta curso Estratégias para elaboração de trabalhos acadêmicos

Extensão 23 de outubro de 2020. Visualizações: 449. Última modificação: 23/10/2020 12:25:18

A UFERSA, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia do Campus Caraúbas, vem ofertando desde 01 de setembro curso com estratégias para elaboração de trabalhos acadêmicos. A ação é voltada para discentes da UFERSA, UERN e IFRN , com objetivo de colaborar com docentes e discentes no que se refere à solução dos principais entraves durante a escrita dos trabalhos acadêmicos no decorrer da vida acadêmica e/ou elaboração do trabalho de conclusão de curso.

Segundo os organizadores da ação, os professores Luiz Eduardo Andrade, Myrna Barreto e Mackson Nepomuceno, não resta dúvida de que um texto bem elaborado, no que se refere à escrita formal da língua, aos itens de um projeto de pesquisa e devidamente ajustado conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), é melhor recebido pelos pares. Além disso, com a resolução de dúvidas pontuais, o discente tem condição de selecionar, relacionar, organizar e interpretar os dados extraídos no período em que levantou dados estatísticos, bibliográficos e práticos. Eles comentam ainda, que um dos aspectos mais relevantes da oficina é abordar a questão do plágio acadêmico e suas implicações legais e científicas. É urgente a necessidade de refletir sobre os limites éticos da produção científica e a manipulação de informações.

O curso se divide em três etapas, as quais abordaram inicialmente a composição de um projeto de pesquisa e seus elementos básicos, depois a formatação do texto e das referências, para finalmente concluir com aulas de LaTeX. De maneira remota, por meio da plataforma Google Meet, os conteúdos foram distribuídos em 9 conferências, sendo que no intercurso os alunos agendam reuniões para receberem orientações individuais sobre o trabalho que pensam ou estão desenvolvendo.

Com a oferta do curso, a coordenação espera colaborar para a melhoria do planejamento das pesquisas e da conclusão dos trabalhos apresentados pelos alunos.