Podcast “Conversa De Corredor” discute gêneros discursivos com alunos do Ensino Médio

Extensão 27 de agosto de 2020. Visualizações: 463. Última modificação: 03/09/2020 21:21:40

O “Conversa de Corredor” é o podcast fruto da Ação de Extensão intitulada “Gêneros em podcasts: práticas de leitura e escrita do Ensino Médio em tempos de isolamento social”. A ação foi uma das aprovadas no Edital PROEC nº 002/2020, de apoio a ações que visam à minimização dos impactos da Covid-19.

O público-alvo da ação é, principalmente, estudantes do Ensino Médio, mas a iniciativa se estende a professores desse nível de ensino, à medida em que se propõe a discutir práticas de leitura e de escrita de gêneros discursivos comumente trabalhados em sala de aula. O projeto tem como coordenadores os professores Fernando Cordeiro e Gabrielle Leite, ambos do Departamento de Linguagens e Ciências Humanas, campus Caraúbas. “Devido à interrupção do ano letivo nas escolas, em especial da rede pública, e, por conseguinte, pela adoção de estratégias de ensino remoto, muitos estudantes e professores estão necessitando de recursos de ensino-aprendizagem inovadores, prioritariamente digitais, que possam levar conhecimento a diferentes tempos e espaços. Encontramos na linguagem dos podcasts uma oportunidade rica de unir aprendizado e entretenimento”, é o que diz o professor Fernando Cordeiro, coordenador.

O Conversa de Corredor pretende disponibilizar, entre os meses de agosto a novembro, seis (6) episódios do podcast. Cada episódio tem como foco um gênero discursivo diferente e a discussão gira em torno não só das características dos gêneros, dos seus aspectos composicionais, mas também se volta para elementos do cotidiano, de nossas práticas sociais, que envolvem diretamente um gênero ou outro. A perspectiva é a de debater práticas sociais nas quais os gêneros discursivos emergem e ganham sentido. Em outra medida, o intuito é fazer os estudantes refletirem criticamente sobre os processos de compreensão e produção verbal, sendo levados ao aprimoramento de suas práticas de leitura e escrita.

A equipe do projeto é constituída de discentes e docentes da graduação em Letras, da UFERSA, e de professores da educação básica, em todos os níveis, das redes pública e privada. Eventualmente, conta com a colaboração de participantes eventuais, que contribuem nos debates promovidos pela equipe nos episódios do podcast. O público externo pode acompanhar as novidades do projeto na página do Instagram (@conversadecorredorufersa) ou no Facebook (Conversa de Corredor UFERSA). Os episódios do podcast serão disponibilizados quinzenalmente em plataformas de streaming como o Spotify e Anchor.