Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PROEC

DH na Prática promoveu oficina com foco nas contribuições da Justiça Restaurativa para o regime democrático

Eventos, Extensão 29 de junho de 2020. Visualizações: 430. Última modificação: 29/06/2020 23:14:24

 

No último dia 18 de junho de 2020, pelo Google Meet, o Projeto de Extensão Direitos Humanos na Prática (DH na Prática) promoveu a Oficina “A Justiça Restaurativa no fortalecimento da Democracia brasileira”.

O evento foi voltado à análise da democracia brasileira e às contribuições da Justiça Restaurativa para o regime democrático, abordando as características desta e como se relaciona com a participação política cidadã.

O evento foi dividido em dois momentos, um primeiro baseado em explanações sobre os tópicos principais (essenciais) para o aprofundamento e, posteriormente, houve a interação com os participantes, proporcionando o debate acerca da temática proposta.

 

O coordenador da ação, Prof. Dr. Ramon Rebouças, comentou que “a oficina consistiu num espaço de diálogo de ideias sobre a democracia brasileira e os efeitos positivos da utilização da Justiça Restaurativa na construção de um modelo democrático mais participativo”.

Para garantir uma metodologia mais participativa, o número de inscritos precisou ser limitado a 30 pessoas, visando maior interação e que todos pudessem ter seu momento de fala respeitado. Além de participantes de Mossoró/RN, prestigiaram o evento estudantes de diversas cidades, dentre elas: Apodi/RN, Limoeiro do Norte/CE e Itaiçaba/CE.

Segundo o Prof. Dr. Ramon Rebouças, “o momento foi marcado pelo compartilhamento de experiências e visões de mundo. Foram exploradas as correntes clássicas de pensamento acerca do tema, conectadas ao pensamento contemporâneo, de maneira a ampliar a compreensão da importância da participação ativa do indivíduo na sociedade democrática e o papel da Justiça Restaurativa neste processo”.

Para conhecer um pouco mais do Projeto DH na Prática, pode ser acessado o Instagram @dhnapratica (https://www.instagram.com/dhnapratica/). Para entrar em contato, utilize o e-mail dhnapratica@gmail.com ou envie uma mensagem no Direct do Instagram.

Para ver mais detalhes do evento, pode-se consultar o link do evento no SIGAA): https://sigaa.ufersa.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/2750