Departamento de Engenharias do Centro Multidisciplinar de Caraúbas promoveu o “I Workshop: Engenheiro no Mercado”.

Eventos, Extensão 19 de junho de 2020. Visualizações: 357. Última modificação: 19/06/2020 13:11:39

O Departamento de Engenharias do Centro Multidisciplinar de Caraúbas realizou durante os dias 01 a 05 de junho de 2020 o “I Workshop: Engenheiro no Mercado”.

O evento contou com a presença de 10 Engenheiros que proferiram diversas palestras voltadas ao dia a dia de trabalho de engenharia e ainda os palestrantes puderam apresentar suas trajetórias profissionais no mercado. Via plataforma Google Meet, o evento obteve a participação de mais de 160 discentes inclusive, de outras instituições como UEMA, IFAM, IFPB e UFCG.

A série de palestras foi iniciada pela Engenheira Eletricista Renata Oliveira (coaching de carreira) da cidade de São Paulo/SP, que tratou sobre “Como saber se “vender” para o mercado de trabalho”. E prosseguiu com diversos temas como pode ser visto em https://www.even3.com.br/workshopufersa/. Como tema de encerramento a psicóloga Terezinha Pereira tratou “A saúde mental no ensino superior”.

O coordenador do evento, Prof. Dr.Jackson de Brito Simões, falou de sua experiência com o “I Workshop: Engenheiro no Mercado” e a importância dessa ação para a comunidade e público da ação.

Posso dizer que o evento foi um sucesso e devido a isso já estamos trabalhando para sua 2° Edição, que deve ocorrer em meados de outubro desse ano. Por experiência própria de quem já atuou no mercado e como formador de recursos humanos, creio que existe uma lacuna importante entre a universidade e o mercado de trabalho, e que é preciso construirmos pontes e motivar nossos discentes, para que a universidade. cumpra por completo o seu papel social de transformar vidas por meio da educação.”

A aluna de Ciência e Tecnologia, Valéria de Almeida, relatou que foi “Um evento muito bem elaborado com temas essenciais para a carreira profissional e a vida universitária”. Já a aluna de Engenharia Civil, Thalia de Cássia, afirmou que “foi um evento enriquecedor, composto de temas importantes para a vida de qualquer profissional no mercado. Apesar de não ter sido presencial, a plataforma na qual foi realizado ofereceu grande suporte para que ocorresse de forma que todas as dúvidas fossem sanadas. Parabéns aos professores que se dedicaram na realização deste evento, assim como a todos os palestrantes.” O discente de Engenharia Elétrica, Nadison Francisco, contou que “as palestras foram muito boas e bastante proveitosas, pois, contou com uma cronologia onde cada palestra estava dentro de um contexto geral e uma sempre complementando a outra. Onde, abordava temas de extrema relevância e suma importância para a nossa formação profissional.” Já o discente e formando de Engenharia Mecânica, Ozaias Praxedes, contou que “o evento mostrou que o formato EAD é bastante pertinente e merece ser levado em conta quando se pretender organizar eventos futuros, principalmente porque sem a limitação imposta pela distância é possível uma maior diversidade de alunos participantes, bem como de palestrantes”.

A organização do evento ficou a cargo dos docentes:

Profº Dr. Jackson de Brito Simões – UFERSA – Coordenador

Profª MSc. Elaine Carvalho de Lima- IFAM- Docente em Engenharia Mecânica

Profº Dr. Walber Medeiros Lima- UFERSA- Docente em Engenharia Elétrica

Profª Dra. Ana Cláudia Araújo Fernandes- UFERSA- Docente em Engenharia Civil

Profª Dra. Edna Lúcia da Rocha Linhares-UFERSA- Docente do Bacharelado em Ciência e Tecnologia