Equipe Pegazuls Aerodesign: classificada para a competição de 2020

Extensão 1 de junho de 2020. Visualizações: 329. Última modificação: 01/06/2020 14:08:44

O projeto Pegazuls Aerodesign é um projeto de extensão desenvolvido por alunos dos cursos de graduação em Engenharia Mecânica, Elétrica e Civil e ainda do Bacharelado em Ciências e Tecnologia, desde 2013. Os seus principais objetivos, no corrente ano, são o projeto e a construção de uma aeronave rádio-controlada para participação na competição nacional SAE Aerodesign, que está programada para ocorrer no estado de São Paulo e a divulgação da Engenharia e do projeto para alunos do ensino médio das escolas públicas e privadas da cidade de Mossoró.

A equipe Pegazuls obteve a classificação de décimo lugar, entre mais de sessenta equipes, na competição de 2019, na classe regular e está classificada para a competição de 2020. A perspectiva da equipe para 2020 é projetar uma aeronave de asa dupla e já realizou alguns voos com a aeronave de teste, com sucesso. Segundo o Coordenador do projeto, Prof. Luis Morão, “com os voos de teste estamos otimizando a geometria da aeronave, de modo a aumentar a carga útil máxima que a aeronave possa transportar e, deste modo, obter uma classificação ainda melhor do que em 2019”.

Durante o período de isolamento decorrente das medidas de combate à COVID-19, os elementos da equipe Pegazuls em colaboração com as coordenações dos cursos de Engenharia Mecânica e de Engenharia Elétrica, desenvolverão ainda atividades de atualização e ampliação das páginas do curso e de desenvolvimento de páginas dos cursos referidos nas redes sociais no Facebook e no Instagram. O coordenador do projeto afirma ainda que, logo que for possível, a equipe retornará com as apresentações sobre a importância da Engenharia e sobre o projeto Pegazuls Aerodesign junto aos alunos do ensino médio da rede pública e privada.