Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PROEC

Fique por dentro das Ações de Extensão programadas para os meses de Maio e Junho de 2019

Extensão 27 de maio de 2019. Visualizações: 883. Última modificação: 28/05/2019 10:17:51

 

 

 

Projeto de Extensão Uso Eficiente de Energia (PEUEEU)

 

Imagem: Logo do projeto, e equipe em atividade /Cedida pela coordenação do projeto.

 

O Departamento de Engenharia e Tecnologia da UFERSA promove pelo nono ano consecutivo o Projeto de Extensão Uso Eficiente de Energia na UFERSA (PEUEEU). O objetivo é disseminar os conceitos do uso racional e eficiente de energia na comunidade externa (escolas públicas, privadas, institutos e etc), bem como na própria comunidade universitária da UFERSA, e como consequência disso, avaliar as condições gerais da infra-estrutura da Universidade, desenvolvendo o conhecimento da gestão de energia elétrica e consequentemente a economia de energia. O projeto é desenvolvido por meio de minicursos, palestras educativas em escolas de Mossoró, realização de atividades no “UFERSA Portas Abertas”, participação em eventos diversos na área, realização de diagnósticos energéticos em edificações da UFERSA, entre outras ações. A cada ano é realizada uma seleção com cinco vagas para voluntários que desejam atuar no projeto. Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail fkv@ufersa.edu.br .

 

 

Projeto “Olimpíada Brasileira de Educação Financeira”

 

Imagem: Cartaz do Projeto/ Cedida pela coordenação

 

O Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da UFERSA, está desenvolvendo o projeto “Olimpíada Brasileira de Educação Financeira”, que surgiu com o objetivo de contemplar o desenvolvimento social, unindo e fortalecendo ações políticas voltadas para os três pilares emergentes da sociedade: estrutura familiar, ambiente escolar e vida profissional. O projeto  tem como base o mapa da violência contemplado no “Plano Juventude Viva” e no Decreto nº 7.397/2010, no qual o governo reconhece a educação financeira como uma forma de inclusão social para o desenvolvimento da população brasileira. A iniciativa está sendo desenvolvida pelos professores e alunos do Ciências Contábeis da UFERSA em parceria com universidades participantes nos estados da federação brasileira. O público alvo desta iniciativa são alunos do ensino fundamental I e II e ensino médio. A ação surge com três objetivos centrais básicos, sendo estes: possibilitar que graduandos de Ciências Contábeis participem da execução de projetos e coloquem em ação conhecimentos teóricos estudados; estimular os alunos das escolas para o estudo das finanças e da contabilidade resolvendo problemas e discutindo sobre suas resoluções; e formar jovens e crianças alfabetizados financeiramente. Os interessados podem se inscreverem no projeto até o dia 21 de junho de 2019, e podem realizar sua inscrição por meio do SIGAA. Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail mirandakf@ufersa.edu.br .

 

 

Projeto “CineBiblio”

 

Imagem: Logo “CineBiblio”/Cedida pela equipe do projeto

 

 

A UFERSA, por meio da Biblioteca Central Orlando Teixeira, está desenvolvendo o projeto Cine Biblio, que é uma atividade socio-cultural voltado para exibição de filmes. A proposta prevê três exibições gratuitas de filmes no auditório da biblioteca, otimizando o uso deste espaço democrático e da construção do conhecimento. Os filmes são doados pela ANCINE, que fazem parte do acervo do Setor de Coleções Especiais da Biblioteca Orlando Teixeira e da parceria com o acervo particular do Cinéfilo e professor, Dr. Leonardo A. Casillo. O projeto também propõe convites a todos os departamentos do Campus Mossoró, bem como escolas da rede pública, para que levem seus alunos e realizem um ambiente democrático de debate de opiniões e discussões sobre temas relevantes voltados para a temática do filme corrente em exibição. Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail cinebiblioufersa@gmail.com .

 

 

 

10ª Feira de Negócios

 

Imagem: 10ª Feira de Negócios, realizada em março deste ano/ Cedida pela coordenação do evento.

 

A UFERSA, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia de Caraúbas, estará realizando a 10ª Feira de Negócios na Cidade. O evento tem como objetivo identificar e compreender as necessidades que as empresas estão tendo no mercado a partir de estudos teóricos. O evento contará com a exposição de 15 stands, com a finalidade de demonstrar na prática as análises que foram realizadas com as empresas que estarão em exposição. A ação envolverá discentes, docentes e técnicos, e acontecerá no dia 06 de agosto de 2019, às 13h00min, seguindo até às 20h30min.


 

10ª Ação Social

 

Imagem: 10ª Ação Social, realizada em março deste ano/Cedida pela coordenação do evento.

 

 

O Departamento de Ciência e Tecnologia de Caraúbas também estará realizando na Cidade, a 10ª Ação Social. Dentre os objetivos principais que permeiam a Ação desde sua primeira edição, estão: desenvolver ações de educação extensiva, inicialmente em sala de aula, por meio da utilização de conceitos sobre empreendedorismo social e cidadania; pesquisar e cadastrar comunidades carentes da cidade local; identificar realidades e necessidades desse público-alvo; implementar a responsabilidade social por meio da entrega de alimentos arrecadados analisando sempre os fatores críticos. A entrega dos alimentos acontecerá no dia 15 de agosto de 2019 às 14h00min.

 

 

 

I Olimpíada Serrana de Matemática

 

 

Imagem: Cartaz do Evento/ Cedida pela coordenação

 

 

Estão abertas as inscrições para a I Olimpíada Serrana de Matemática, que é destinada aos estudantes de 5º e 9º anos do ensino fundamental, e aos estudantes do 3º ano do ensino médio, que estudem ou residam nos municípios de Martins-RN e Serrinha dos Pintos-RN. O evento é uma promoção da UFERSA, Campus Pau dos Ferros, por meio do Grupo de Estudos em Matemática Pura e Aplicada (GEMPA), em parceria com as secretarias de educação dos municípios de Martins-RN e Serrinha dos Pintos-RN.  As inscrições poderão ser realizadas a partir do dia 16 de julho até 02 de agosto e os alunos interessados deverão levar 1 Kg (um quilo) de alimento até sua escola para realizar sua inscrição. As provas serão aplicadas no dia 10 de agosto e os resultados serão publicados no dia 16 de agosto. A premiação daqueles que obtiverem êxito nas provas acontecerá no dia 22 de agosto do corrente ano. Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail osmufersa@gmail.com.

 

 

III Workshop Usinas Solares Fotovoltaicas da UFERSA

 

Imagem: Cartaz do Evento/ Cedida pela coordenação

 

O III Workshop Usinas Solares Fotovoltaicas da UFERSA é um evento de realização do Departamento de Engenharia e Ciências Ambientais, que ocorrerá no período de 10 a 13 de junho de 2019, com palestras e inauguração de novas usinas solares nos quatro campi da UFERSA: Angicos, Caraúbas, Mossoró e Pau dos Ferros. O evento visa ampliar as discussões sobre os benefícios econômicos, sociais e ambientais da energia fotovoltaica, enquanto plataforma de subsídio ao ensino, pesquisa e extensão universitária. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas via plataforma SIGAA por meio do link: https://sigaa.ufersa.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/1914. É possível inscrever-se para atividades que ocorrerão em um ou mais de um campus, contudo, o participante deve se responsabilizar pelo deslocamento entre os Campi. Será emitido certificado de 4 horas aos inscritos que participarem de pelo menos uma atividade do evento. Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail usinasolar@ufersa.edu.br. Confira a programação na tabela abaixo.

 

Imagem: Programação/ Cedida pela coordenação do evento

 

 

IV Encontro Dia Mundial do Meio Ambiente

 

Imagem: Cartaz do Evento/ Cedida pela coordenação

 

 

O IV Encontro da UFERSA para promover o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma realização do Departamento de Engenharia e Ciências Ambientais e ocorrerá no dia  05 de junho de 2019, integrando ações de conservação ambiental, ciência e tecnologia. Serão promovidas neste dia oficinas, exposições, contação de histórias e experimentos, para ampliar as discussões sobre o aspecto interdisciplinar do desenvolvimento sustentável e da educação ambiental. Além de promover o Dia do Mundial do Meio Ambiente, objetivos do evento são: integrar escolas e universidade; disseminar conhecimento científico e tecnológico para a promoção do meio ambiente saudável; divulgar boas práticas sustentáveis para a conservação ambiental; integrar diferentes conhecimentos científicos por meio da interdisciplinaridade; fomentar a integração entre os cursos de graduação em ciência e tecnologia, engenharia agrícola e ambiental, ecologia e de pós-graduação em ambiente, tecnologia e sociedade e crianças e jovens da rede básica de ensino. No IV Encontro sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, são esperados no Bosque dos Juazeiros da UFERSA, cerca de 240 participantes, incluindo discentes e servidores da UFERSA, além de alunos da rede pública de ensino de Mossoró.