Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PROEC

Novos projetos e programas de extensão lançados em abril e maio na UFERSA

Extensão 25 de abril de 2019. Visualizações: 1022. Última modificação: 30/04/2019 07:50:03

Grupo de estudos e divulgação científica sobre cuidados com a saúde de pequenos animais 

 

Logotipo – GEPA

 

O projeto “Grupo de estudos e divulgação científica sobre cuidados com a saúde de pequenos animais” idealizado pelo Departamento de Ciências Animais, em parceria com Hospital Veterinário Jerônimo Dix-Huit Rosado Maia – HOVET UFERSA tem como objetivo desenvolver ações voltadas para promoção e para difusão de informações sobre cuidados com a saúde de pequenos animais. A fim de contribuir com a construção de uma nova consciência sobre saúde e bem estar desses animais, o grupo se reunirá semanalmente para discussão de temas relacionados à saúde dos animais de companhia. Na ocasião também serão apresentadas e discutidas propostas de elaboração de material para divulgação de informações científicas sobre o assunto  em uma linguagem de fácil compreensão, destinada a população em geral, especialmente tutores de cães e gatos beneficiários dos serviços do HOVET UFERSA. O grupo pretende trabalhar através de ações como a produção de cartilhas, banners, vídeos, entre outras ações educativas. O projeto teve início no dia 12 de abril e segue até o dia 12 de dezembro de 2019. Houveram mais de 60 inscritos, mas por limitação de espaço físico e acompanhamento, limitou-se a 40 participantes, portanto no momento as inscrições estão suspensas. As reuniões acontecem todas as segundas-feiras no auditório do HOVET UFERSA a partir das 17:30. O projeto conta com a parceria da empresa VETNIL. Para mais informações sobre este projeto os interessados podem contatar o coordenador Carlos Moura através do email ufersagepa@gmail.com. Pode seguir o perfil no Instagram  @gepa.ufersa .

 

 

Projeto Direitos Humanos na Prática

Logotipo do Projeto

 

A 10ª edição do Projeto de Extensão “Direitos Humanos na Prática” (DH na Prática),  será dedicada a formar 25 extensionistas como facilitadores de prática restaurativas, mediante parceria com o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, que ofertou essa possibilidade, diante dos trabalhos que o Projeto vem desenvolvendo na área da educação, assistência social e socioeducação. Pretende-se implementar os métodos da Justiça Restaurativa nas ações a serem desenvolvidas no CASE Mossoró (ex-CEDUC) e no CRAS do Bom Jesus, ambos os espaços já contactados, nos quais a equipe atua desde edições anteriores do Projeto. Propõe-se ainda, continuar perseguindo o objetivo de tornar a UFERSA uma instituição de referência no preparo de estudantes e profissionais para gerir conflitos a partir de um enfoque restaurativo, nos mais diversos espaços (comunitários, escolares, socioeducativos, assistenciais, da saúde, segurança pública, empresariais etc.). Para tanto, o Projeto terá os seguintes Eixos orientadores, todos unidos pela ótica restaurativa: 1º Eixo – Sistema Socioeducativo: atividades no CASE Mossoró voltadas aos adolescentes, agentes educacionais e equipe técnica da unidade; 2º Eixo – Assistência Social: atividades no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Bom Jesus, foco em realizar ações com jovens e equipe técnica. A equipe estará ainda em contatos com órgãos municipais e organizações não-governamentais, abertos ao desenvolvimento de novas ações extensionistas no escopo do Projeto, sobretudo, nos espaços escolares.  São feitas seleções para novos membros a cada nova edição, abrindo vagas para estudantes e profissionais de qualquer área e instituição, especialmente, do Direito, Serviço Social, Psicologia e Pedagogia. A coordenação do projeto expôs um pouco das atividades no vídeo DH na prática. Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail dhnapratica@gmail.com.

 

 

Liga Acadêmica de Neurologia Clínica e Cirúrgica

 

Logotipo da Liga

 

O Projeto “Liga Acadêmica de Neurologia Clínica e Cirúrgica” tem como objetivo estimular os estudantes de Medicina a terem um maior contato com a prática médica nas áreas de neurociências com enfoque para Neurologia e Neurocirurgia, incluindo aspectos de Neurorradiologia, principalmente por meio de reuniões científicas, discussões de casos e atuação nas práticas médicas por meio da participação do aluno em todos os níveis de atenção, de ambulatórios a centros cirúrgicos hospitalares. O projeto foi idealizado pelo Departamento de Ciências da Saúde através de discentes de Medicina, possuindo como coordenador o Neurorradiologista Prof. Dr. Franklin de Freitas Tertulino. Os estudantes interessados no projeto podem participar das discussões teóricas abertas à comunidade acadêmica da UFERSA, que estão previstas para ocorrer semanalmente a partir de data previamente divulgada através das mídias. Atualmente o projeto não conta com bolsa para os participantes, mas há perspectiva para alcançar tal suporte financeiro para contribuir com o desenvolvimento desse. O projeto tem duração inicial de um ano, a começar de ‪16 de maio de 2019. Para mais informações, acessar o instagram @lancc.ufersa ou contactar o coordenador do projeto através do e-mail franklin.tertulino@ufersa.edu.br ou através do próprio e-mail da Liga, ligalancc.ufersa@gmail.com.

 

Oficiando em Rede: artes, cenopoesia e tecnologias na promoção de práticas de cuidado em saúde mental.

 

Logotipo do Programa

 

A UFERSA por meio do Departamento de Engenharia e Ciências Ambientais promove o programa “Oficiando em Rede: artes, cenopoesia e tecnologias na promoção de práticas de cuidado em saúde mental. O programa é a junção de três grandes projetos que o integram: “Tecendo Redes de Cuidado e Aprendizagem”, “Oficinando com artes, fotografia, vídeo na saúde mental” e “Oficinando com jogos digitais na saúde mental”. O propósito do programa é articular projeto de extensão, pesquisa e ensino em parceria com a comunidade e os serviços de saúde mental de Mossoró e cidades circunvizinhas, assim como desenvolver ações dentro das diferentes linguagens,  entre elas: pintura, teatro, cirandas, brincadeiras e tecnologias da informação e da comunicação no campo da saúde mental, em ambientes que atendem crianças, jovens e adultos que vivem em diferentes circunstâncias de sofrimento psíquico.  O programa acontece desde final 2010 na interação com as comunidades e início de 2011 com as ações efetivas.  Acontece semanalmente em três espaços de cuidado da saúde mental de Mossoró – Centros de Atenção Psicossocial. O programa tem alunos ex-bolsistas e voluntários engajados nas suas ações. Haverá processo seletivo sempre que tiver bolsas disponíveis aos estudantes. Todas as segundas-feiras, as 17h30min, acontece reunião do programa no Laboratório de Engenharias da UFERSA. Para mais informações sobre o programa acesse o site oficial “oficinandoemrede.ufersa.edu.br” ou envie um email pelo oficinando.mossoro@ufersa.edu.br.