Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PROEC

Conheça projetos de extensão em andamento na UFERSA

Extensão 13 de março de 2019. Visualizações: 1306. Última modificação: 13/03/2019 14:31:50

A Pró-reitoria de Extensão e Cultura – PROEC divulga os projetos de extensão com início no período de março a maio de 2019.

 

MULHERES NA CIÊNCIA: atraindo meninas da Educação Básica do município de Angicos/RN para as áreas de Ciência e Tecnologia

 

Cartaz do Projeto Mulheres na Ciência

 

O projeto “Mulheres na Ciência: atraindo meninas da Educação Básica do município de Angicos/RN para as áreas de Ciência e Tecnologia” está sendo promovido por meio do Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia da Informação de Angicos, com o objetivo  de desenvolver ações que visem contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação do município de Angicos. A ação tem enfoque em estratégias que possibilitem diminuir a desigualdade de gênero através do incentivo à participação e à formação de meninas e mulheres, ingressantes na Educação Básica, para as carreiras de Ciências Exatas, Engenharias e Computação. O projeto irá envolver a escola da rede Estadual de Tempo Integral Professor Francisco Veras, no Semi-Árido potiguar. O ensino da escola é integral abrindo possibilidade de desenvolver atividades complementares de incentivo a cultura científica, tanto pelas alunas voluntárias integrantes do projeto, como também por toda comunidade escolar. A coordenação do projeto explica que “ações de diminuição de desigualdade de gênero são de extrema importância para melhoria dos índices de aprendizagem escolar”.  O projeto abrangerá ações como: Cine Ciência (Mulheres que fizeram história); visitação as instalações da UFERSA/Angicos e ao corpo docente feminino de instituições de Ensino Superior atuantes nas áreas de CE&C; experiências práticas e lúdicas; e, Criação e implementação do Grupo de Iniciação à Pesquisa Científica no Ensino Médio do Semi-Árido. Os bolsistas do projeto são voluntários, discentes do Curso BCT que tenham interesse em participar do projeto. O contato com a equipe do projeto pode ser feito pelo e-mail mulheresCeTUfersa@gmail.com.

 

PEGAZULS EQUIPE AERODESIGN UFERSA MOSSORÓ 2019

 

Imagem cedida: equipe Pegazuls 2018

 

O Departamento de Engenharia e Tecnologia da UFERSA, com apoio da PROEC, promove o projeto “PegAzuls Equipe Aerodesign UFERSA MOSSORÓ 2019”, que faz parte do Programa SAE AeroDesign, promovido pela Sociedade dos Engenheiros Autônomos SAE Internacional, e que no Brasil é promovido e organizado pela SAE Brasil. O projeto SAE Aerodesign tem como um dos objetivos contribuir para melhorar a qualidade dos engenheiros no Brasil.  O projeto envolve alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Civil e Elétrica e de Ciência e Tecnologia do Campus de Mossoró. Além de envolver os participantes num caso real de projeto aeronáutico incluindo a concepção, projeto, manufatura do protótipo e ensaios de voo, o projeto PegAzuls realizará ações junto dos alunos das escolas de ensino médio e de ensino secundário com o objetivo de divulgar a engenharia e incentivar e motivar esses alunos a escolherem os cursos de engenharia envolvidos no projeto. A equipe PegAzuls  Aerodesign encontra-se classificada para participação na Competição Nacional que decorrerá entre 23 a 27 de outubro de 2019 em São José dos Campos.O projeto seleciona bolsistas pelo menos uma vez por ano, por meio de processo que é divulgado pelo SIGAA e redes sociais.

 

CIÊNCIA PARA TODOS NO SEMIÁRIDO POTIGUAR

 

Imagem cedida: estudantes em exposição de trabalho

 

A UFERSA, por meio do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, nos últimos oito anos promove o programa “Ciência para Todos no Semiárido Potiguar”. Por meio da tecnologia social “Metodologia Científica ao Alcance de Todos”, desenvolvida pela professora Celicina Borges, o programa visa despertar a curiosidade científica dos alunos de ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas para que estes desenvolvam trabalhos, nas mais diversas áreas do conhecimento, usando o método científico de investigação e participem das feiras de ciência escolares e da “Feira de Ciências do Semiárido Potiguar”. As atividades desenvolvidas incluem  a capacitação de alunos e professores no uso da metodologia científica,  a realização de feiras de ciências  escolares, feiras regionais e um Feira Estadual onde são apresentados cerca de 250 projetos científicos de escolas públicas e privadas do Rio Grande do Norte.  A abrangência do programa são 97 escolas em 66 municípios do semiárido potiguar. As capacitações abordam temas relacionados a metodologia científica tais como: Oficina de Metodologia Científica; Oficina de Elaboração de Projetos, Relatórios e Diário de Bordo; Oficina de organização de Feiras de Ciências entre outras. O programa hoje conta com a participação de 7 alunos bolsistas que estão distribuídos nos campi da UFERSA (Mossoró, Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros), além da participação de alunos voluntários. Interessados em participar do programa devem enviar um e-mail para o cienciarn@gmail.com .