Sucesso de programação,
I NAC em Cena contou com participantes de todo o país

Um grande sucesso de público e de programação!

Essa foi a análise da coordenação e dos professores envolvidos na organização do “I NAC em Cena” realizado de 03 a 08 de maio em plataformas virtuais. O evento foi uma ação para marcar as passagens pelos dias comemorativos do teatro, da voz, do choro e da dança.

Dividido entre Oficinas e Lives, o NAC em Cena contou com uma programação variada e bem extensa. O destaque foi a participação de pessoas do Brasil inteiro. Para se ter uma ideia, só as oficinas contaram com inscritos de mais de 20 estados. Pessoas como Marcia Pereira, Violonista e Professora de Música da rede municipal do Rio de Janeiro. Ela, que é bacharel em violão e licenciada em música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, comentou:

"Foi muito bom participar desses dois encontros - Oficina Iniciação ao violão para crianças e Oficina Acompanhamento de choro no violão, pela rica troca de informações e de saberes, ainda que o mais importante seja não nos sabermos sós em nossas práticas e nos reconhecermos como uma rede cultural e educacional por esse país imenso em que vivemos. Muito obrigada pela oportunidade! Vida longa e sucesso para o Núcleo de Arte e Cultura da Universidade Federal do Semiárido!"
Marcia Pereira
Professora de Música - Prefeitura do Rio de Janeiro/RJ

Marcos Thadeu Soares é Arte e Educador de Rio Branco, no estado do Acre. Ele aproveitou o evento virtual para se capacitar e levar os ensinamentos para a sua realidade lá no outro extremo do país.

"Eu estou muito encantado com este evento, mesmo muito distante eu tive a oportunidade de participar, sou de Rio Branco - Acre, e a participação não foi unicamente como “ouvinte” como acontece em outros eventos que só podemos assistir sem ter uma interação; no NAC em Cena 2021 eu interagi com os professores/palestrantes ao vivo por meio da vídeo-chamada, onde responderam os meus questionamentos, interações e participação."
Marcos Thadeu Soares de Melo
Arte Educador - Prefeitura de Rio Branco/AC

Essa interação foi uma das grandes marcas do NAC em Cena. O público ficou tão envolvido que as oficinas ultrapassaram o tempo estipulado pela organização. A oficina de “Iniciação à Regência” por exemplo, que estava prevista para durar uma média de duas horas, rendeu mais de três horas. Tudo isso, graças a interação e o envolvimento da temática com o palestrante e o público.

Além da interação com as pessoas de todo o país, o NAC em Cena trouxe o debate da arte para a realidade potiguar e para o semiárido brasileiro. Foi assim na oficina do teatro, quando atores mossoroenses – Tony Silva, Augusto Pinto e Denilson David – lembraram do passado e puderam acompanhar os talentos que já estão brilhando no presente. Outro exemplo, foi a Live da Dança, quando o bailarino João Alexandre Lima debateu a arte dos movimentos dentro de um contexto mais local.

O músico Anchieta Menezes, de Natal, também aproveitou essa temática mais local para se capacitar. Chorão, como é conhecido os praticantes do estilo musical do choro, ele participou da oficina “O Cenário do choro no RN”. Em suas palavras:

"Foi de suma importância este bate-papo pois mostrou um pouco do cenário do choro potiguar, fazendo uma conexão histórica sobre o mesmo, mostrando a importância da prática musical do choro para formação de alunos e professores. Como músico chorão que sou, foi muito gratificante pois foram citados os mestres que me influenciaram a ser o chorão que sou hoje, bem como os antigos regionais presentes na cidade de Natal e adjacências."
Anchieta Menezes
Músico

No balanço final, o I NAC em Cena contou com cerca de 400 inscritos nas oficinas e uma audiência total até o momento de mais de mil pessoas nas lives, que foram veiculadas no canal “Transmissão Ufersa”. Os vídeos estão disponíveis no canal para o público acompanhar na hora e quantas vezes quiser.

Para o Pró-Reitor de Extensão e Cultura da Ufersa, o professor Paulo Gustavo da Silva, o I NAC em Cena mostrou como a nossa comunidade gosta e precisa de Arte e Cultura, principalmente nesse momento ainda de isolamento social.

“Estamos muito felizes com o resultado. Parabenizo a todos os envolvidos na organização e o público de todo o Brasil que acompanhou as oficinas e lives. Pretendemos oferecer mais ações dentro desse contexto de arte e cultura nas próximas semanas. A nossa Divisão de Eventos e Cultura da Pró-reitoria já desenvolveu todo um planejamento de atividades culturais e estamos muito felizes em ver essas ações darem certo”
prof. Paulo Gustavo da silva
Pró-Reitor de Extensão e Cultura